índice
As moscas Mosca dos Estábulos (Stomoxys calcitrans) podem atuar como hospedeiros intermediários de parasitas, bactérias, fungos e outros patógenos.
Assim, a predominância e/ou infestação dessa mosca em pastagens e estábulos favorece o risco de transmissão de patógenos que provocam males e/ou doenças como:
- Anemia infecciosa em equinos (AIE)
- Doença do carrapato
- Habronemose gástrica (nematoide Habronema microstoma)
- Habronemose cutânea (Habronema microstoma)
- Carbúnculos
- Mal das cadeiras (causado pelo protozoário Trypanosoma evansi)
Como controlar a Mosca do Estábulo?
Visando o controle efetivo da mosca-do-estábulo, a Embrapa recomenda aos produtores de rebanhos um conjunto de boas práticas agropecuárias.
Monitoramento e Controle de Insetos Agrícolas
Uma alternativa moderna e sustentável para o manejo da mosca-do-estábulo é o Blue Glue, cola entomológica azul fabricada pela Coleagro para a captura desses insetos em unidades agrícolas.
De fácil aplicação – em armadilhas como placas e painéis adesivos – a cola entomológica é a solução ideal para a blindagem de unidades criadoras de gado de corte, leiterias e usinas de açúcar/álcool contra a invasão de moscas Stomoxys calcitrans.
O Blue Glue ainda se mostra uma eficaz alternativa para combater a resiliência que a mosca-dos-estábulos desenvolveu em relação a determinados tipos de inseticidas.
ou fale com a nossa equipe de vendas.