Os enfezamentos são as doenças propagadas por insetos – como a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) – que afetam os milharais, causando perdas severas. Dependendo do caso, podem até devastar uma lavoura.
O monitoramento preventivo ao longo do ciclo produtivo do milharal é essencial para identificar e desenvolver estratégias de controle eficazes contra a cigarrinha-do-milho.
A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) é uma praga em plena expansão nas lavouras do Brasil. De acordo com produtores e especialistas, a safra 23/24 pode sofrer perdas de até 70% em casos de descontrole do inseto…
A adoção de métodos de monitoramento da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), hoje considerada umas das principais pragas do campo, tem sido uma estratégia fundamental para evitar infestações e quebras de safra do cereal.
Até então, a cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) era considerada o único vetor do enfezamentos no Brasil. Agora estudo mostra uma nova espécie de cigarrinha do milho: Leptodelphax-maculigera, também capaz de transmitir enfezamentos.